Mostras Especiais por Maria Alice Porto Rossi

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011.

MOSTRAS ESPECIAIS




MESTRE NADO 

"O SOM DO BARRO"



...um homem muito simples e que é um verdadeiro gênio na arte da cerâmica. Sua pesquisa mais importante é sobre instrumentos musicais. Ao lado de 4 filhos  criou o conjunto O SOM DO BARRO. Suas flautas são geniais! Infelizmente esse homem vive sem o reconhecimento merecido.

Rosa M. Pereira

Mestre Nado - Aguinaldo da Silva

Artesão e ceramista,  pernambucano de  Olinda - Pe,  sempre viveu de dar forma ao barro, com 56 anos de idade e mais de 50 na profissão, dedica sua vida ao ensino do manuseio da argila, divide seu tempo entre aulas para adolescentes no Centro Eulâmpio de Recuperação Humana e no Curso de Cerâmica do Atelier Espaço Aberto.
Quando criança brincava de fazer panelinha e boizinho com as sobras de barro da olaria próxima à sua casa. Profissionalizou-se ainda muito jovem, passando da cerâmica utilitária a esculturas de rara beleza.
Mas modelar o barro pareceu pouco para este inquieto artista. Além do aprimoramento de técnicas e da descoberta de materiais cerâmicos, ele descobriu também o "som do barro". Com muita imaginação passou a fazer instrumentos musicais, (sopro e percussão) inspirados em formas da natureza: pássaros, peixes e raízes. Essa pesquisa requer tanto sensibilidade musical, quanto domínio técnico de materiais, massas, pigmentos e queima. Assim, Mestre Nado,  manipulando a argila, experimenta formas e arrisca sonoridades, criando não somente instrumentos musicais, mas principalmente uma obra de arte inédita.
Ao lado de seus três filhos, Sara na percussão, Micael na maraca, Neemias no raco-raco, Mestre Nado e sua flauta compõem o grupo “O som do barro” que além de apresentações musicais realiza  oficinas itinerantes em escolas, colégios, feiras e festivais. Nesta oficina, os aprendizes, em contato com o barro, seus mistérios e possibilidades, aprendem a confeccionar instrumentos musicais, descobrindo dessa forma, o gosto pela escultura e pela música.


Atelier do Mestre Nado
Endereço: Rua Estepe 43, Caixa D'água - Recife 
Fone: 0xx 81 9121 3612
Fone/Fax: 0xx 81 - 3241.4842
Curso de Cerâmica do Mestre Nado 
Rua Dr. Machado, 849 - Campo Grande - Recife  
 
 
Flauta Peixe.
Agradeço a colaboração de Rosa M. Pereira de Recife - Pe,
psicanalista e aluna de Mestre Nado, que  gentilmente me concedeu a oportunidade de conhecermos a obra deste Mestre do Barro e d
o Som.

Comentários:

Postar um comentário

 
Baixar Sertanejo - Templates Grátis